sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Eles amam tecnologia, mais do que qualquer outra coisa. Mas, por um certo preconceito da sociedade suas histórias e personalidades raramente ganham o mundo, assim como outras grandes personalidades. Mas, se hoje a tecnologia está tão avançada e infiltrada na sociedade, é culpa desses geeks. Sem eles, o mundo como nós conhecemos dificilmente existiria. E seria uma lugar bem mais chato.
E é justamente como uma forma de agradecimento a esses grandes pensadores e revolucionários que a iTNews Australia compilou uma lista com os maiores geeks de todos os tempos. Não vou traduzir a lista ao pé da letra, mas explicar rapidamente o que cada um fez para figurar na mesma. (todas as fotos foram retiradas da Wikipedia)

Paull_Allen 10 – Paul Allen – Se o Bill Gates é rico e a Microsoft domina parte do mercado de Sistemas Operacionais nos PCs, a culpa é desse cara. Foi ele quem convenceu Bill Gates a largar Harvard e fundar a Microsoft. E era duas vezes melhor programador do que ele. E, diga-se de passagem, ele foi a peça-chave na compra do QDOS, que nas mãos das Microsoft viraria o MS-DOS.
Depois de quase morrer de câncer, Paul se afastou do império do mal, e devotou toda sua vida e dinheiro com ações filantrópicas.
9 – Richard Stallman – O Papai Noel do Software Livre, Stallman praticamente criou o conceito de SL (que depois viria se chamar Projeto GNU), e é um dos seus defensores mais ferrenhos, volta e meia fazendo declarações controversas. Ah, e fez o Emacs, aquele editor de texto que sempre gera discussões apaixonadas contra os fãs do Vi….
225px-Portrait_-_Denmark_DTU_2007-3-31Stallman é controverso, brigão, e teimoso. E, apesar de tudo, é necessário para o SL. Suas declarações e ideologias sempre dão o que pensar no mundo da informática.

turing 8 – Alan Turing – Ele ‘só’ é considerado o pai da informática moderna, além de ter definido o padrão para sistemas de inteligência artificial (procurem por Teste de Turing no Google…). Ah, e usando seus conhecimentos matemáticos, ele ajudou a decifrar o sistema de criptografia alemão durante a Segunda Guerra, ajudando a salvar alguns milhões de vidas.
Infelizmente, apesar de toda sua genialidade (e de ter, vocês sabem, ajudado a ACABAR com a guerra), Turing foi acusado de homossexualismo (crime na Inglaterra na época em que ele estava vivo). A depressão e humilhação que ele sofreu depois disso levou a um suicídio em 1954. Uma pena, Turing era um gênio à frente da sua época, e poderia ter revolucionado muito mais o mundo, se ainda estivesse vivo.

145290-01_kilbyNoyce_2 7 – Jack Kilby and Robert Noyce – Sabe aquelas fotos antigas, com computadores gigantescos, pesados, feios e com cara de mamão? Agora, compara com o computador que você está usando. Sabe quem conseguiu gerar essa diminuição de tamanho absurda? Esses dois caras. Foram eles quem criaram o conceito de circuito integrado. O engraçado é que eles não trabalhavam juntos, e nem se conheciam, mas a invenção dos dois tem uma diferença de apenas seis meses. A diferença é que o circuito de Kilby era baseada no germânio. O de Noyce, em silício, o que se tornou padrão. A invenção dos dois foi tão importante que eles acabaram levando o prêmio Nobel.

220px-Grace_Hopper 6 – Almirante Grace Hopper – Essa doce e gentil senhora fez mais pela informática do que você fará em toda sua vida. E isso, numa época em que lugar de mulher era na cozinha. Toma essa.
Sendo analista de sistemas da marinha americana na década de 40~50, Grace Hopper criou o FLOW-MATIC (que daria origem ao COBOL) e também ajudou a popularizar o termo “bug” para falhas em sistemas, por erros no código-fonte. Não por acaso, é a ‘padroeira’ de todo grupo de mulheres que trabalha com informática.

250px-Marc_Andreessen 5 – Marc Andreessen – Sabe o Netscape? O Firefox? O Crohme? O Internet Explorer? A navegação pela internet como um todo, com texto e imagens? Tudo culpa desse cara, o co-autor do Mosaic, primeiro navegador web criado para as pessoas comuns. O Mosaic evoluiu para o Netscape, e tornou-se por algum tempo o líder absoluto na área de browsers. Até incomodar uma certa empresa chamada Microsoft, que investiu milhões para derrubar de vez a supremacia do Netscape.
Hoje, Marc Andreessen ganha a vida investindo em start-ups de sucesso. Para ter uma idéia, ele é investidor do Digg, Netvibes e Twitter. Um geek de sucesso.
Seymour_Cray-crop 4 – Seymour Cray – Provavelmente, o maior especialista em supercomputadores na época em que viveu. Na verdade, alguns dos computadores que ele montou foram os mais rápidos por décadas seguidas.
Todas suas inovações nessa área foram o padrão na montagem de supercomputadores.
175px-Tim_Berners-Lee 3 – Sir Tim Berners-Lee - Sabe o cara que inventou a World Wide Web? É ele. No dia 25 de Dezembro de 1990 (isso mesmo, no Natal!) ele conseguiu implementar com sucesso a primeira conexão HTTP entre uma máquina cliente e um servidor através da internet. O resto, sem clichês, é história…
Se o rapaz acima tivesse patenteado sua invenção, ele poderia ser rico o suficiente para comprar um pequeno país. Mas não, ele achou melhor liberar a invenção para o mundo, acreditando que tentar ganhar dinheiro com essa tecnologia iria inibir o crescimento de algo que poderia revolucionar o mundo.
Era um rapaz de visão. Basta ver o quanto o mundo mudou de 1990 pra cá.
225px-Stevewozniak 2 – Steve Wozniak – Se Steve Jobs sempre o gênio marqueteiro da Apple, Woz era o cara que fazia as coisas existirem. Sem ele, o próprio conceito de computador pessoal seria bem diferente do que é hoje.
No passado, não existia o conceito de computador pessoal. Foi Woz quem desenvolveu um equipamento que fosse fácil de entender, usar e fosse barato de construir e comprar. Não contente em só desenvolver o hardware, ele também escreveu o sistema operacional que seria usado nos computadores da Apple até o começo da década de 80 – E escreveu a mão.
225px-Linus_Torvalds 1 – Linus Torvalds – isso provavelmente vai gerar confusão, mas não deixo de concordar: Linus Torvalds é O geek!
Tipo, uma coisa é você escrever um programa do zero. Outra coisa, completamente diferente, é escrever todo um sistema operacional. Adicione o fato de que esse sistema foi na verdade re-escrito a partir do sistema voltado para redes mais famoso da história. E coloque uma cerejinha no topo do bolo: Ele não quis um centavo por isso: Ele liberou o código para o mundo, sem ganhar nada com isso. Isso, aos dezessete anos. Se Linus não merece o primeiro lugar, merece o segundo. Ou o 1,5º pelo menos.
Ao liberar o Linux para o mundo, Linus foi a chama que acendeu o movimento de desenvolvimento em software livre, gerando milhares de soluções e inovações tecnológicas que reverberam até hoje. O próprio conceito de distribuição de informação na web e redes sociais surgiu das idéias de Linus. Se hoje a web é como é, devemos agradecer a ele.
 Tirei daqui

0 comentários:

Postar um comentário

About Me

Mateus Santos
Ver meu perfil completo

Seguidores

Parceiros


"Censuradoos"

Top parceiros

em breve....

Visitantes on line

PageRank

Agregadores

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links

Acompanhe

Divulgue


Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Readers