sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Eles amam tecnologia, mais do que qualquer outra coisa. Mas, por um certo preconceito da sociedade suas histórias e personalidades raramente ganham o mundo, assim como outras grandes personalidades. Mas, se hoje a tecnologia está tão avançada e infiltrada na sociedade, é culpa desses geeks. Sem eles, o mundo como nós conhecemos dificilmente existiria. E seria uma lugar bem mais chato.
E é justamente como uma forma de agradecimento a esses grandes pensadores e revolucionários que a iTNews Australia compilou uma lista com os maiores geeks de todos os tempos. Não vou traduzir a lista ao pé da letra, mas explicar rapidamente o que cada um fez para figurar na mesma. (todas as fotos foram retiradas da Wikipedia)

Paull_Allen 10 – Paul Allen – Se o Bill Gates é rico e a Microsoft domina parte do mercado de Sistemas Operacionais nos PCs, a culpa é desse cara. Foi ele quem convenceu Bill Gates a largar Harvard e fundar a Microsoft. E era duas vezes melhor programador do que ele. E, diga-se de passagem, ele foi a peça-chave na compra do QDOS, que nas mãos das Microsoft viraria o MS-DOS.
Depois de quase morrer de câncer, Paul se afastou do império do mal, e devotou toda sua vida e dinheiro com ações filantrópicas.
9 – Richard Stallman – O Papai Noel do Software Livre, Stallman praticamente criou o conceito de SL (que depois viria se chamar Projeto GNU), e é um dos seus defensores mais ferrenhos, volta e meia fazendo declarações controversas. Ah, e fez o Emacs, aquele editor de texto que sempre gera discussões apaixonadas contra os fãs do Vi….
225px-Portrait_-_Denmark_DTU_2007-3-31Stallman é controverso, brigão, e teimoso. E, apesar de tudo, é necessário para o SL. Suas declarações e ideologias sempre dão o que pensar no mundo da informática.

turing 8 – Alan Turing – Ele ‘só’ é considerado o pai da informática moderna, além de ter definido o padrão para sistemas de inteligência artificial (procurem por Teste de Turing no Google…). Ah, e usando seus conhecimentos matemáticos, ele ajudou a decifrar o sistema de criptografia alemão durante a Segunda Guerra, ajudando a salvar alguns milhões de vidas.
Infelizmente, apesar de toda sua genialidade (e de ter, vocês sabem, ajudado a ACABAR com a guerra), Turing foi acusado de homossexualismo (crime na Inglaterra na época em que ele estava vivo). A depressão e humilhação que ele sofreu depois disso levou a um suicídio em 1954. Uma pena, Turing era um gênio à frente da sua época, e poderia ter revolucionado muito mais o mundo, se ainda estivesse vivo.

145290-01_kilbyNoyce_2 7 – Jack Kilby and Robert Noyce – Sabe aquelas fotos antigas, com computadores gigantescos, pesados, feios e com cara de mamão? Agora, compara com o computador que você está usando. Sabe quem conseguiu gerar essa diminuição de tamanho absurda? Esses dois caras. Foram eles quem criaram o conceito de circuito integrado. O engraçado é que eles não trabalhavam juntos, e nem se conheciam, mas a invenção dos dois tem uma diferença de apenas seis meses. A diferença é que o circuito de Kilby era baseada no germânio. O de Noyce, em silício, o que se tornou padrão. A invenção dos dois foi tão importante que eles acabaram levando o prêmio Nobel.

220px-Grace_Hopper 6 – Almirante Grace Hopper – Essa doce e gentil senhora fez mais pela informática do que você fará em toda sua vida. E isso, numa época em que lugar de mulher era na cozinha. Toma essa.
Sendo analista de sistemas da marinha americana na década de 40~50, Grace Hopper criou o FLOW-MATIC (que daria origem ao COBOL) e também ajudou a popularizar o termo “bug” para falhas em sistemas, por erros no código-fonte. Não por acaso, é a ‘padroeira’ de todo grupo de mulheres que trabalha com informática.

250px-Marc_Andreessen 5 – Marc Andreessen – Sabe o Netscape? O Firefox? O Crohme? O Internet Explorer? A navegação pela internet como um todo, com texto e imagens? Tudo culpa desse cara, o co-autor do Mosaic, primeiro navegador web criado para as pessoas comuns. O Mosaic evoluiu para o Netscape, e tornou-se por algum tempo o líder absoluto na área de browsers. Até incomodar uma certa empresa chamada Microsoft, que investiu milhões para derrubar de vez a supremacia do Netscape.
Hoje, Marc Andreessen ganha a vida investindo em start-ups de sucesso. Para ter uma idéia, ele é investidor do Digg, Netvibes e Twitter. Um geek de sucesso.
Seymour_Cray-crop 4 – Seymour Cray – Provavelmente, o maior especialista em supercomputadores na época em que viveu. Na verdade, alguns dos computadores que ele montou foram os mais rápidos por décadas seguidas.
Todas suas inovações nessa área foram o padrão na montagem de supercomputadores.
175px-Tim_Berners-Lee 3 – Sir Tim Berners-Lee - Sabe o cara que inventou a World Wide Web? É ele. No dia 25 de Dezembro de 1990 (isso mesmo, no Natal!) ele conseguiu implementar com sucesso a primeira conexão HTTP entre uma máquina cliente e um servidor através da internet. O resto, sem clichês, é história…
Se o rapaz acima tivesse patenteado sua invenção, ele poderia ser rico o suficiente para comprar um pequeno país. Mas não, ele achou melhor liberar a invenção para o mundo, acreditando que tentar ganhar dinheiro com essa tecnologia iria inibir o crescimento de algo que poderia revolucionar o mundo.
Era um rapaz de visão. Basta ver o quanto o mundo mudou de 1990 pra cá.
225px-Stevewozniak 2 – Steve Wozniak – Se Steve Jobs sempre o gênio marqueteiro da Apple, Woz era o cara que fazia as coisas existirem. Sem ele, o próprio conceito de computador pessoal seria bem diferente do que é hoje.
No passado, não existia o conceito de computador pessoal. Foi Woz quem desenvolveu um equipamento que fosse fácil de entender, usar e fosse barato de construir e comprar. Não contente em só desenvolver o hardware, ele também escreveu o sistema operacional que seria usado nos computadores da Apple até o começo da década de 80 – E escreveu a mão.
225px-Linus_Torvalds 1 – Linus Torvalds – isso provavelmente vai gerar confusão, mas não deixo de concordar: Linus Torvalds é O geek!
Tipo, uma coisa é você escrever um programa do zero. Outra coisa, completamente diferente, é escrever todo um sistema operacional. Adicione o fato de que esse sistema foi na verdade re-escrito a partir do sistema voltado para redes mais famoso da história. E coloque uma cerejinha no topo do bolo: Ele não quis um centavo por isso: Ele liberou o código para o mundo, sem ganhar nada com isso. Isso, aos dezessete anos. Se Linus não merece o primeiro lugar, merece o segundo. Ou o 1,5º pelo menos.
Ao liberar o Linux para o mundo, Linus foi a chama que acendeu o movimento de desenvolvimento em software livre, gerando milhares de soluções e inovações tecnológicas que reverberam até hoje. O próprio conceito de distribuição de informação na web e redes sociais surgiu das idéias de Linus. Se hoje a web é como é, devemos agradecer a ele.
 Tirei daqui

0 comentários:

Postar um comentário

About Me

Seguidores

Parceiros


"Censuradoos"

Top parceiros

em breve....

Visitantes on line

PageRank

Agregadores

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links

Acompanhe

Divulgue


Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Readers